sexta-feira, novembro 26, 2010

Rio de violência

Está sendo bastante retuitada no twitter esta HQ de Felipe Gomes, proprietário do blog Tiras Experimentais.


[cutuque com o mouse para melhor visualização]

O contexto que motivou esse depoimento sincero e, no meu ver, lúcido é este aqui.

terça-feira, novembro 23, 2010

5 anos, 5 links

Domingo este blog completou 5 anos de vida. Sim, de vida, porque a existência na internet é uma espécie diferente de existência. Inclusive deixo a sugestão de se criar um quarto reino: mineral, vegetal, animal e... internet.

Para comemorar esses 5 anos, deixo aqui 5 links que vêm se acumulando nas abas do meu navegador.

1) No Rio Comicon houve uma mesa com filhos de quadrinistas. Foi muito interessente, como você vê por relatos como este: "Meu pai pedia que eu e minha irmã posássemos para os desenhos, mas não éramos personagens, às vezes virávamos monstros horríveis cheios de tentáculos" (Patricia Breccia). Cutuque aqui para ler outros depoimentos.

2) Muita gente não sabe porque o cartunista Laerte aparece vestido de mulher em eventos públicos. A Folha Online entrevistou-o sobre isso. Cutuque aqui.

3) O Arnaldo Branco escreveu um perfil do colega André Dahmer. Cutuque aqui.

4) Outro perfil: Neil Gaiman foi perfilado na The New Yorker. Touch here (o texto é em inglês).

5) Na verdade, eu tinha 6 links nas abas do meu navegador. Então, para fechar os 5 do aniversário do blog, parto em dois: a) resenha de Danilo Kossoki sobre o filme/HQ Red. Cutuque aqui. b) biografia em quadrinhos da atriz Angelina Jolie, ex-Brad Pitt. Cutuque aqui. c) e acabou de chegar um terceiro link. A quadrinista Ana Luiza Koehler postou em seu blog um vídeo, legendado por ela mesma, sobre pintura de ícones.

terça-feira, novembro 09, 2010

O shopping center escheriano ou o Escher shoppingcenteriano de Santiago

Eu sempre me surpreendo com o Santiago. Depois daquelas famosas "Torres Trigêmias", eis que fico sabendo de outra reapropriação de um trabalho clássico de ilusão de ótica em um contexto contemporâneo. No caso, este aqui:


[cutuque com o mouse sobre a figura para vê-la ampliada]

segunda-feira, novembro 08, 2010

Fecha abas

Algumas abas se acumulam abertas no meu navegador de internet, abas com links de quadrinhos que fico deixando para postar quando tiver tempo. Com o intuito de desafogar a memória do meu notebook toda vez que o reinicio, me livro de alguns links postando-os abaixo.

"Um e-book especialmente para ler quadrinhos." (Cutuque aqui)

"Livro em quadrinhos mostra encontro de culturas na formação do Brasil." (Cutuque aqui. Importante: essa obra tem uma estratégia narrativa muito interessante.)

"Quadrinhos científicos." (Cutuque aqui, e leia com cuidado o informe número 2.)

"Vem aí a próxima piada - depoimento de cinco chargistas brasileiros sobre a charge no século 21." (Cutuque aqui).

quarta-feira, novembro 03, 2010

De Bologna para Porto Alegre: intercâmbio entre HQ-repórteres

No último dia, mais exatamente na última atividade do I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos (28, 29 e 30 de outubro de 2010, em Porto Alegre), o vídeo abaixo foi apresentando ao público do evento. Editado pelo jornalista italiano Carlo Gubitosa, o vídeo mostra o trabalho do grupo de jornalismo gráfico que produz, na Itália, a revista Mamma. Legendas em inglês.



Logo após a exibição desse vídeo, ocorreu um dos momentos mais importantes do encontro: um intercâmbio Bologna/Porto Alegre. Pois eu e o Carlo conversamos via skype e gravamos um vídeo que foi exibido ao público presente no evento. É em inglês, sem legendas, mas está fácil de comprender. Segue abaixo.



É isso.

segunda-feira, novembro 01, 2010

Assista a palestras do I EIJQ (ou baixe)

O I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos (28, 29 e 30 de outubro de 2010, em Porto Alegre) teve algumas atividades transmitidas via web, e agora esses vídeos estão disponíveis para download. Quem não pôde comparecer pessoalmente nem pôde acompanhar no dia, ou mesmo quem quer usar o material como fonte de pesquisa, pode baixar os dois vídeos correspondentes aos dois primeiros dias do evento. A única ressalva: não esqueça de sempre creditar os responsáveis pela organização, assim como o nome dos palestrantes e mediadores.

Segue abaixo a programação, com o link para os vídeos de cada dia.

Siga acompanhando o twitter @EIJQ para saber as novidades sobre o evento e sobre o Jornalismo em Quadrinhos em si.

28 de outubro de 2010 - Cutuque aqui para baixar. Ou assista abaixo.



19h30 | Goethe-Institut Porto Alegre

Palestra "A história do Jornalismo em Quadrinhos"
Ementa: história do gênero “Jornalismo em Quadrinhos”; o surgimento, a evolução e as principais características.
Palestrante: Aristides Dutra
Mediação: Felipe Muanis

20h30 | Goethe-Institut Porto Alegre
Palestra "Jornalismo em Quadrinhos: entretenimento ou profundidade?”
Ementa: debate sobre o Jornalismo em Quadrinhos ser uma maneira de amenizar temas difíceis, tornando-os digeríveis para o leitor, ou, ao contrário, uma nova forma de reportagem em profundidade.
Palestrante: Felipe Muanis
Mediação: Aristides Dutra

29 de outubro de 2010 - Cutuque aqui para baixar. Ou assista abaixo.



19h30 | Goethe-Institut Porto Alegre

Mesa-redonda "Quadrinhos: ficção ou não-ficção? - 1ª parte”
Ementa: discussão sobre se o desenho dá um caráter ficcional à reportagem ou se se trata apenas de uma nova linguagem – com enquadramento, cores, iluminação, sequência – aplicada ao jornalismo. De que modo essa linguagem insere-se nos critérios do campo do jornalismo?
Debatedores: Atak e Jens Harder
Com tradução simultânea
Mediação: Felipe Muanis

20h30 | Goethe-Institut Porto Alegre
Palestra "A informação na imagem"
Ementa: Spacca fala sobre o seu processo de pesquisa histórica para a realização do desenho de caráter não-ficcional, mostrando como o desenho, e não só o texto, pode ser uma fonte de informação para o leitor.
Palestrante: Spacca
Mediação: Aristides Dutra

Veja a programação completa do evento cutucando aqui. E cutuque acolá para ler o release.