domingo, setembro 28, 2008

Os 24% que faltavam...

Que agradável surpresa tive há pouco. Navegando pela internet adentro, fui parar no site da revista mineira Graffiti. Lembra? O cabruuum não tinha ainda um ano de cibervida quando falei dela aqui. Na ocasião, só pude falar por cima sobre cada uma das histórias em quadrinhos que li, e foi pouco para explicar minha admiração. Nunca é demais dizer, essa foi a primeira revista que me fez ver o quanto quadrinhos é uma linguagem tão madura e com tantos regramentos próprios quanto literatura ou música, por exemplo. Em suma, quadrinhos, enquanto linguagem, não precisa falar apenas de personagens infantis e super-heróis. Mas como mostrar isso?


Pois agora posso. O site da revista disponibiliza uma das histórias que me encantaram. Chama-se Transmutações Políticas. Deleite-se com os detalhes ou com o todo cutucando aqui!

quarta-feira, setembro 24, 2008

Alienista mais ligeiro que jabuti


"HQ leva o Jabuti de melhor livro escolar
Adaptação de 'O alienista' é assinada por Fabio Moon e Gabriel Bá. Quadrinho desbancou livros didáticos de história e geografia do Brasil." [leia mais]

Comics

Perambulando por bancas de jornais adentro e folheando descaradamente sem pagar tudo que encontrava nas prateleiras, dei de cara com uma matéria da revista Spotlight sobre graphic novel. Infelizmente, o site só permite ler as primeiras duas páginas, em pdf. Cutuque aqui!

A matéria me pareceu bem correta, sem aquele ar adolescente que se costuma dar quando se escreve sobre quadrinhos. Pena que é em inglês.

quarta-feira, setembro 17, 2008

E o 50° lugar vai para...

Revistas adoram listas, talvez porque rime. A Empire, revista que é, fez uma também, e de algo bem discutível e quase impossível de mensurar, como os 50 maiores personagens de quadrinhos. Cutuque aqui!

Quem me avisou foi o amigo e colega Léo Foletto, do CenaBeatnik.

sexta-feira, setembro 12, 2008

O Papa era para ser pop

Tive esta semana o primeiro contato com o trabalho de um cartunista alemão, ao ler o livro "Nun - das will ich mal gelten lassen", de Martin Perscheid. O título assusta um pouco, porque o idioma por si é assustador. Mas na verdade são charges muito simples, com um humor sutil sobre coisas do cotidiano. Claro, isso não diz nada sobre o livro. E não adianta eu lincar para o site do autor, porque, embora você consiga achar os links fáceis por lá, o texto é em alemão. A wikipedia de Perscheid, em inglês, ajuda, mas não resolve. Bem, um exemplo (mal e porcamente traduzido por mim depois) é melhor:


Na pedra, está escrito: "XI - você deve ter prazer no sexo."
O Papa pensa: "Bosta!"
A legenda diz: "O Papa encontra o décimo-primeiro mandamento."

domingo, setembro 07, 2008

Quem disse que fácil seria?

Faz tempo que estou pra lincar aqui uma entrevista fundamental com o jornalista de quadrinhos Gonçalo Junior. Digo "fundamental" porque fala verdadeiramente e com sinceridade da dura vida de quem desenvolve um trabalho sério na área, tocando nos principais problemas que se enfrenta. É isso, por mais que se escolha trabalhar com o que se gosta, sempre haverá complicações.

Eis o link!

Quem me avisou da entrevista foi o companheiro de blogosfera Marcelo Engster, do Quadrinhólatra.

quarta-feira, setembro 03, 2008

A união faz a força

Coisa boa quando a gente acha um ponto de encontro entre dois projetos aparentemente distantes! Pois consegui emplacar uma pauta sobre quadrinhos no Fiz + Sotaques (cutuque no link sobre o nome para saber mais), programa de webjornalismo do Fiz TV, webtv do Grupo Abril. Participo do projeto com jornalistas de outros estados. Nenhum deles estava acostumado a esse olhar sério sobre quadrinhos, mas toparam o desafio. O resultado, com erros e acertos, você assiste aqui:



São dois blocos. Assista agora ao segundo: